Pré-renascimento: Imagens


Denota-se poses mais naturalistas, uma intenção de perspetiva cada vez mais evidente e a presença da representação da natureza e dos animais



Duccio, Maestà. Virgem com Vinte Anjos e Dezanove Santos, 1308.
Há como que uma espécie de rivalidade no século XIV entre a cidade de Siena, predominantemente aristocrática e a cidade de Florença, já completamente burguesa. Tem-se portanto Duccio, um dos grandes mestres de Siena, versus Cimabue. No início quase não se distinguem e a influência bizantina é evidente. Trata-se de uma pintura sem qualquer tipo de preocupação realista, naturalista, pois apenas se foco no carácter simbólico. Este fundo dourado é a representação do irrepresentável, do sagrado. A passagem para o naturalismo na pintura dá-se com Giotto. 


Simone Martini, A Anunciação, 1333.É sianese também. Apesar de tudo começa a surgir alguma ondulação e uma modulação das figuras, ao contrário daquele hierarquismo e daquela rigidez medieval que se vê em Duccio. Esta inovação de alguma maneira faz parte de uma espécie de flexibilidade relacionada com as tais sociedades aristocráticas.


Simone Martini, Maestà com os anjos e os santos, 1315. 


Irmãos Lorenzett, Alegoria do Bom Governo, 1338-40. Está na câmara municipal de Siena. Tem um enorme interesse a todos os níveis, incluindo pedagógico, porque em contrapartida a este bom governo, também se tem uma alegoria do mau governo. A corrupção, a inveja, a mentira, o perjúrio, faziam com que os maus governantes tornassem os povos infelizes. Enquanto que os governantes justos, bondosos, racionais, morais, faziam com que os cidadãos tivessem vidas agradáveis.


Cimabue, A Maestà, 1280.Praticamente não se distingue no séc. XIV a produção sienesa da florentina.


Giotto, A Virgem de Ognissanti, 1310.Aqui Giotto ainda num primeiro tempo, mas a cara da nossa senhora e do menino já tem um lampejo de alguma verosimilhança relativamente ao real, e não aquele pressuposto das figuras bizantinas.


Giotto, Basílica de São Francisco de Assis, 1228.


Giotto, Basílica de São Francisco de Assis, 1228..


Giotto, Capela Scrovegni, 1305.


Giotto, Capela Scrovegni, 1305.Os anjinhos voadores são figuras extraordinárias como antepassados dos aviadores. Os fundos azuis já não são dourados. Todo este pressuposto de um naturalismo cada vez maior faz com que Giotto de facto impulsione a grande pintura do renascimento Florentino.


Giotto, O sonho de Joaquim, Capela Scrovegni, 1305.Denota-se poses mais naturalistas, uma intenção de perspetiva cada vez mais evidente e a presença da representação da natureza e dos animais.


Giotto, O beijo de Judas, Capela Scrovegni, 1304-06


Irmãos Limbourg, O Livro das Horas, Janeiro, 1412-16.


Irmãos Limbourg,, O Livro das Horas, Fevereiro, 1412-16.


Irmãos Limbourg, O Livro das Horas, Junho, 1412-16.


Irmãos Limbourg, O Livro das Horas, Setembro, 1412-16.


Courtiers in a Rose Garden: A Lady and Two Gentlemen, 1440-50. A pintura ocidental tem origem na pintura do primeiro renascimento que surgiu como sistema de decoração alternativo às tapeçarias flamengas que eram excessivamente caras e que muito poucas pessoas podiam comportar.


Cena de Falcoaria, 1430.