

Estética II sob docência da Prof. Auxiliar Teresa Lousa, da Licenciatura de Pintura.

Conteúdos Programáticos:
retirado de estetica3oano.blogspot.pt.• Aristóteles – A teoria dos 4 Humores- Melancolia
• Marsílio Ficino – Furor Divinus e Saturnismo
• O Pensamento Estético no Renascimento
• A Estética de Francisco de Holanda
- Metafísica da criação artística
- A Superioridade da Pintura
- A Ideia como parte principal da pintura
- Miguel Ângelo como personificação do Génio saturnino (Da Pintura Antiga, Diálogos em Roma)
• Kant
- As Belas-Artes e o Génio Artístico
(Crítica da Faculdade do Juízo)
- O Sublime (Kant)
Avaliação:
- Teste escrito (Obrigatório);
- Exame - dispensa acima de 10 valores;
- Trabalho (Opcional); relativo a um dos temas abordados em cada semestre (12 a 15 páginas) à escolha dos alunos (30% da nota caso a nota seja superior à do teste e exame).
- Exame - dispensa acima de 10 valores;
- Trabalho (Opcional); relativo a um dos temas abordados em cada semestre (12 a 15 páginas) à escolha dos alunos (30% da nota caso a nota seja superior à do teste e exame).
Bibliografia:
ET 12/441 BARILLI, R., Curso de Estética, Lisboa: Editorial Estampa, 1992.
ET 3/20 BAYER, Raymond, História da Estética, Lisboa: Editorial Estampa, 1979.
7(450)"14/15" BLU,A (ULFL) BLUNT, Anthony, Artistic Theory in Italy - 1450-1600. Oxford: Oxford University Press.
ET 2/249 CARCHIA, Gianni, D’ANGELO Paolo, Dicionário de Estética, Lisboa: Edições 70, 2003.
DESWARTE, Sylvie, "Francisco de Holanda, teórico entre o Renascimento e o Maneirismo" in História de Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1993, Vol. VII, pp. 12-29.
P 2/14 HOLANDA; Francisco de, Da Pintura Antiga. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
75 HOL,F (ULFL) HOLANDA; Francisco de, Diálogos em Roma. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
H 11/10 GARIN, Eugénio, O Homem Renascentista, Lisboa: Editorial Presença, 1991.
ET 6/18 KANT, E., A Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
ET 9/5 KLIBANSKY, R.; PANOFSKY, E., Saturno y la Melancolia. Madrid: Alianza Editorial, 1991.
ET 8/32 NIETZSCHE, A Origem da Tragédia, Lisboa: Lisboa Editora, 1995.
H 15/26 VÉDRINE, Hélène, As Filosofias do Renascimento. Trad. por Marina Alberty. Lisboa: Colecção Saber.
7(450)"14/15" BLU,A (ULFL) BLUNT, Anthony, Artistic Theory in Italy - 1450-1600. Oxford: Oxford University Press.
ET 2/249 CARCHIA, Gianni, D’ANGELO Paolo, Dicionário de Estética, Lisboa: Edições 70, 2003.
DESWARTE, Sylvie, "Francisco de Holanda, teórico entre o Renascimento e o Maneirismo" in História de Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1993, Vol. VII, pp. 12-29.
P 2/14 HOLANDA; Francisco de, Da Pintura Antiga. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
75 HOL,F (ULFL) HOLANDA; Francisco de, Diálogos em Roma. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
H 11/10 GARIN, Eugénio, O Homem Renascentista, Lisboa: Editorial Presença, 1991.
ET 6/18 KANT, E., A Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
ET 9/5 KLIBANSKY, R.; PANOFSKY, E., Saturno y la Melancolia. Madrid: Alianza Editorial, 1991.
ET 8/32 NIETZSCHE, A Origem da Tragédia, Lisboa: Lisboa Editora, 1995.
H 15/26 VÉDRINE, Hélène, As Filosofias do Renascimento. Trad. por Marina Alberty. Lisboa: Colecção Saber.